segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Elotito assado com maionese de chicatana e café


 
 
Ingredientes:
2 elotes baby limpos (espigas de milho verde)

Maionese:

1 gema de ovo

20 g de mostarda Dijon

250 ml de óleo vegetal

20 g de café moído fino

5 g de formigas chicatanas moídas

Suco de limão

Sal

Sal de totomoxtle

4 maços de totomoxtle (casca da espiga de milho seca)

Agua

250 g de sal de Colima

Modo de preparo:
Salteie os elotes em uma frigideira de ferro a fogo médio até que fiquem dourados e cozidos. Espete-os em varas de madeira e reserve. Bata a gema de ovo e a mostarda até emulsionarem.

Acrescente o azeite aos poucos e em forma de fio sem deixar de bater até obter a textura da maionese. Incorpore o café e a formiga, mexa, e encerre integrando o suco de limão e o sal. Reserve em geladeira. Hidrate as folhas totomoxtle em água morna até que estejam flexíveis.

Acrescente água ao sal de Colima até obter uma consistência pastosa. Retire o totomoxtle da água e recheie-o com a pasta de sal. Enrole como um tamale e coloque no forno a 160ºC, de 45 minutos a 1 hora, até que o sal compacte. Retire-o do totomoxtle, quebre o sal e reserve ambos. 

Unte os elotes com a maionese de chicatana e polvilhe com um pouco do sal de totomoxtle. Forre quatro lecs (cumbuca de barro indígena) com totomoxtle.

Acenda um cachimbo indígena abastecido de totomoxtle, puxe a fumaça e sopre dentro do lec. Introduza três elotes em um dos lecs esfumaçados, tape e sirva. Repita a montagem para os três lecs restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário